My solo trip

Curitiba não é uma cidade plana, mas dá pra fazer muitos roteiros legais pedalando. Escrevi sobre um passeio bacana entre os parques do norte nesse outro post aqui, passando pelo Passeio Público, Bosque do Papa, São Lourenço, Tanguá, Tingui e Barigui. Se você curte pedalar, dá uma conferida que é massa!

Mas não tem muitos lugares pra alugar uma bike em Curita,

Veerle Witte

5 chapters

16 Apr 2020

Roteiros de bike com arte e café em Curitiba

January 22, 2015

|

Curitiba

Curitiba não é uma cidade plana, mas dá pra fazer muitos roteiros legais pedalando. Escrevi sobre um passeio bacana entre os parques do norte nesse outro post aqui, passando pelo Passeio Público, Bosque do Papa, São Lourenço, Tanguá, Tingui e Barigui. Se você curte pedalar, dá uma conferida que é massa!

Mas não tem muitos lugares pra alugar uma bike em Curita,

infelizmente. As principais opções são o bicicletário do Passeio Público, o Kuritbike, dentro da Bicicletaria Cultural (ao lado do prédio da UFPR) e a Bicicletaria.net, que tem pontos no Centro Cívico e no Jardim Botânico.

A ciclovia liga vários dos parques da city, é ótimo pra um passeio no final de semana. Não tem muito erro, é só seguir pedalando e seguir as indicações das placas.

Mas se você quiser uma opção diferente de roteiro, uma dica bem legal é aproveitar as opções de passeios que o Kuritbike

faz. Fiz dois roteiros com eles e curti bastante, confere aí! E tem um que ainda não fiz, mas que acho a minha cara: Bike & Bar! =)

ARTE BIKE TOUR

Roteiro maneiríssimo, que passa por vários pontos de arte urbana – painéis, pinturas, grafittis, colagens… ótemo!

O tour começa no centro, como o anterior, e logo de cara você vê intervenções artísticas muito bacanas, integradas ao cenário das ruas. Na Rua São Francisco foi feito recentemente um projeto de revitalização (Histórias e Memórias, pelo coletivo de arte Mucha Tinta) que deixou a rua lindona – as portas de ferro das lojas receberam grafittis super

especias, ficou uma galeria a céu aberto.

Logo em frente você chega a um dos vários painéis gigantes do Poty Lazzarotto, espalhados pela cidade. Tem dois, um de frente para o outro, pertinho do Bebedouro do Largo da Ordem (centro histórico). Um pouco mais adiante tem um muro ao lado de uma trincheira, onde constantemente vários artistas se unem pra fazer uma arte coletiva.

O centro é uma região muito rica em grafittis, então nessa parte do passeio você caminha mais do que pedala, parando para ver as diferentes artes pelas ruas. Tem uma mais bacana

que a outra – tem até um muro com pintura dos Gêmeos.

O roteiro passa por painéis lindões do Poty e do Rogério Dias, grafittis super bacanas e até a Galeria Sem Licença, que é um muro onde artistas expõem cartazes fotográficos temáticos.

É bem susse fazer o passeio, você pedala um pouco, para pra tirar foto das artes de rua, bate um papo… Apesar de ter algumas subidas, como pra chegar ao painel do Alto da XV, mesmo quem é do time dos sedentários consegue fazer!

O roteiro integra diferentes bairros – Centro, Largo da Ordem (centro histórico), São Francisco, Centro Cívico, Hugo Lange, Alto da XV e Cajuru, dando uns 14 km no total. Coisa de loko!

COFFEE BIKE TOUR + ÓPERA DE ARAME TOUR

Esse roteiro é bem bacana para quem curte um bom café! Além de pedalar pela cidade, você ainda degusta cafés especiais e aprende mais sobre o processo de elaboração dessa bebida.

Quando fizemos esse passeio (blogueiros do Curitiblogando),

o Kuritbike fez uma mistura do Coffee Bike com o passeio da Ópera de Arame, já que era domingo e vários cafés estavam fechados.

Nessa mistura, o passeio começou no centro, perto do prédio da UFPR, e passou por vários pontos da cidade: Passeio Público, o primeiro parque da cidade, Bosque do Papa, onde fica o Memorial da Imigração Polonesa, Museu Oscar Niemeyer e Centro Cívico, até chegar ao momento das degustações.

A primeira parada cafezística foi no Rause Café, um espaço super simpático, que remete a uma casa. O cafezinho expresso está incluído no pacote, e é super especial,

fabricado por eles. Lá eles têm uma boa carta de vinhos também.

Saindo de lá, o próximo point foi o Lucca, que é um dos cafés mais famosos de Curitiba. Além do expresso, lá rola também um bom cappuccino e uma conversa com os baristas.

O roteiro normal do Coffee Tour tem outras opções de cafés também, como o Brooklyn Coffee Shop, o Café do Paço e a Arcádia Livraria Café.

Share your travel adventures like this!

Create your own travel blog in one step

Share with friends and family to follow your journey

Easy set up, no technical knowledge needed and unlimited storage!

Contact:
download from App storedownload from Google play

© 2024 Travel Diaries. All rights reserved.