Ah, Jeri! Taí um lugar que sempre quis conhecer! Fica um cadinho longe de Curitiba, então eu sempre acabava adiando a ida pra lá, por não achar passagem barata. Foi ótimo voltar pro Brasil por Fortaleza, nos finalmentes da Volta ao Mundo, e dar uma espichadinha em Jeri! Esse foi o destino número 101 da Volta ao Mundo – Expedição Caracol (nov/13 a dez/14).
Jeri já foi uma vilazinha de pescadores, mas hoje já é um
Veerle Witte
5 chapters
16 Apr 2020
January 15, 2015
|
Jericoacoara
Ah, Jeri! Taí um lugar que sempre quis conhecer! Fica um cadinho longe de Curitiba, então eu sempre acabava adiando a ida pra lá, por não achar passagem barata. Foi ótimo voltar pro Brasil por Fortaleza, nos finalmentes da Volta ao Mundo, e dar uma espichadinha em Jeri! Esse foi o destino número 101 da Volta ao Mundo – Expedição Caracol (nov/13 a dez/14).
Jeri já foi uma vilazinha de pescadores, mas hoje já é um
destino super turístico, mesmo ainda sendo difícil de chegar. Tem mais gringos que brazucas por lá! As praias são lindas, com dunas branquinhas, coqueiros e mar azul, e o vento é ideal pra quem quer praticar windsurf ou kitesurf. Na região ainda ficam lagoas bem bonitas, onde você pode ficar curtindo uma redinha dentro da água, bão dimais!
O QUE FAZER POR LÁ
– Praia: Ir pra praia, né! Se quiser usar espreguiçadeira e guarda sol sem pagar, o point é o Clube dos Ventos, que fica na beira da praia – é só consumir alguma coisinha, e pronto. Gostei bastante do açaí de lá (tava morrendo de saudades de comer açaí)!
– Windsurf e Kitesurf: o vento lá em Jeri é ideal pra quem já pratica ou quer aprender Wind ou Kitesurf. Tem várias escolas que oferecem o curso ou a locação de equipamento pra quem já manja.
– Pedra Furada: esse é um dos lugares mais conhecidos de Jeri, mas sinceramente, não achei nada demais. É só uma pedra com um furo, formando um
arco… rs… Parece que em uma época do ano o sol se põe exatamente no furo, aí deve ser massa. Mas durante o dia ela não tem nada demais – e ainda por cima é super difícil tirar uma foto sem um montão de gente no meio, já que o lugar ferve de turistas… Dá pra ir andando, mas é uma caminhadinha de uma hora, mais ou menos. O visu é massa, passa pela Praia da Malhada e sobe um morro, de onde você tem uma vista massa da praia. Leve chinelo, pq o areião às vezes queima o pé mesmo!
– Lagoa do Paraíso: esse é o canal! Lugar lindão, com água azul e redes dentro da lagoa, pra você ficar curtindo a vida numa boa! Fui na época errada, de seca, então a água tava bem lamacenta… Mas se você for a partir de fevereiro, já
pega ela bem mais bonita!
Ela fica a uns 40 minutos de Jeri, dá pra ir de caminhonete – custa 10 reais cada trecho, e você pega ela na praça central. Eles esperam juntar mais gente antes de a caminhonete sair, então vale entrar em uma que já esteja com mais gente, pra não ter que esperar tanto. Dá pra combinar a volta com o mesmo motorista (definir um horário pra ele buscar) ou pedir para o garçom do lugar onde você estiver pra ligar pra algum motora quando você quiser vazar.
A maioria das pessoas vai pra lá em um passeio de buggy, que
passa também pela Lagoa Azul (que fica perto de Jijoca) e por mais alguns lugares. Não fiz o passeio, prefiro ir pra um lugar e ficar curtindo do que ficar passando por vários (e gastar menos também!), mas ele custa uns 60 reais por pessoa se for em 3, ou 50 por cabeça se for em 4 pessoas.
A lagoa é bem grandona, e tem vários restaurantes/barracas onde você pode ficar. Quando você pega a caminhonete eles já te perguntam onde você quer ficar. Fui pro Restaurante do Paulo, achei bacana – tem redes, espreguiçadeiras e mesas, você não paga por isso, só o que consumir.
Ah, e uma dica: a comida é bem cara por lá, vale a pena fazer um sandubão e levar contigo pra comer no almoço!
– Pôr do sol nas dunas: uma ótima pedida! Todo final de tarde a galera sobe nas dunas pra vero sol se pôr no mar. É lindão mesmo, curti muito! O único porém é que ventania + dunas, você já imagina o resultado, né! Areião voando pra todo lado! Eu queria sentar e ficar curtindo o visu, mas não é muito relaxante aquela areia toda voando na tua fuça! Rs…
– Dançar forró: se tu curte um forrozin, aproveita que Jeri tem vários! Pergunte para os locais onde é o forró do dia – fui em um no Maloka (segunda e quinta) e outro no Dona Amélia (quarta). Os dois são legais, mas curti mais o Maloka, que tem um jardinzão massa, mais natureza. O ruim é que tem que pagar entrada, eles cobram Dezão no Maloka e Vintão no Dona Amélia (15 pra mulher) – mas sempre tem um choro, né!
A nega aqui aprendeu a barganhar na Ásia, e consegui pagar preço de local nos dois forrós… rs…
Ah, e tem uma padoca que abre das duas às sete da manhã só, perfeita pra ir bater um rango pós balada! Se não me engano se chama St Antonio, mas é só perguntar por lá que todo mundo conhece! E peça o pão de chocolate! Hmmmm….
COMO CHEGAR
Jeri fica a oeste de Fortaleza (Canoa Quebrada fica a leste, em lados opostos), e pra chegar lá você tem que pegar um busão até Jijoca de Jericoacoara, e de lá uma jardineira ou caminhonete até Jeri – isso porque esse trecho é praticamente só areião e dunas, ônibus e carros normais atolariam facinho no caminho.
A viagem toda leva umas 6 horas, e quando você compra a passagem ela já inclui o busão e a jardineira. O valor varia de acordo com o estilo do busão, indo de 40 a quase 70 reais. Dá pra comprar online ou na própria rodovs – eu deixei pra comprar na hora e tomei bonito, pq o bumba tava cheio… Aí tive que esperar mais e ainda pagar mais caro pelo próximo… A empresa que vende as passagens é a Fretcar. Ah, e dá pra pegar o busão na rodoviária, no aeroporto ou em vários pontos da Av. Beira Mar.
Estão construindo um aeroporto perto de Jeri, que ainda não tá pronto. Infelizmente o sossego de lá provavelmente vai acabar quando ficar tão fácil chegar…
ONDE FICAR
Fiquei hospedada no Villa Chic Hostel e Pousada e curti bastante. Eles têm dormitórios mistos ou só feminino, com 8 camas cada e banheiro dentro do quarto, e também têm quartos privados. O wifi funciona dentro do quarto também (tem muitos hostels onde tem que ir na recepção pra usar a internet). O café da manhã é gostoso, inclui tapioca e ovo mexido, além de pão, sucos, bolinhos, café, frutas etc e tal. A diária no dorm custa 45 reais, incluindo o café.
O bacana é que eles têm uma cozinha que você pode usar pra
preparar o rango e economizar uma boa grana em Jeri. A área comum tem uma piscininha e até uma churrasqueira, e o staff é super simpático. Recomendo! Tem um post só sobre isso aqui.
Create your own travel blog in one step
Share with friends and family to follow your journey
Easy set up, no technical knowledge needed and unlimited storage!